A França é um tesouro de coisas para ver e fazer. Viajando por todo o país e percorrendo cidades vibrantes e belos espaços naturais, esses roteiros o ajudarão a aproveitar ao máximo sua viagem.
Dia 1
Comece na ponte para a Île de la Cité para uma vista fabulosa da catedral de Notre-Dame. Percorra alguns quarteirões para o norte para almoçar na peculiar cantina dos trabalhadores Chartier, depois volte em direção ao rio para mergulhar no Louvre (p106) e ver a Mona Lisa. Venha à noite, hospede-se no hotel Saint-arcel administrado pela família.
Dia 2
Para evitar as multidões, comece cedo no Château de Versailles de Luís XIV, o epítome da grandeza real francesa. Passeie pelos aposentos do Rei Sol e da Rainha e pelo extravagante Salão dos Espelhos. Mais tarde, pare para comer em um dos bistrôs no local e, em seguida, dê um passeio pelos magníficos jardins até as fontes, os palácios Trianon e a vila de Maria Antonieta.
Dia 3
Parta cedo para Bayeux, e a deslumbrante Tapeçaria de Bayeux. Esta peça colossal retrata a invasão da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, em 1066. Bayeux é o lar do Cemitério de Guerra de Bayeux, o maior cemitério da Comunidade durante a Segunda Guerra Mundial na França. No final do dia, caia na cama no apropriadamente chamado L’Hôtel Churchill.
Dia 4
Continue de Bayeux até Mont-St-Michel, um monumento à ambição medieval. Elevando-se do mar, a ilha sem carros domina o horizonte. Suba as ruas íngremes e acidentadas para visitar a abadia; depois, caminhe ao longo das muralhas e observe a vazante e o fluxo das marés galopantes. Continue durante a noite em St-Malo. Passeie pelas ruas estreitas até La Chalut para os frutos do mar mais frescos e, em seguida, observe o pôr do sol sobre o mar.
Dia 5
Chegue em Tours às margens do rio no meio da manhã para se hospedar no Hôtel de Biencourt, depois continue em frente até o sereno Château de Chambord para ver suas torres de contos de fadas refletidas nas águas lânguidas de Le Cosson. Escolha um de seus salões de chá e saboreie a tarte tatin, uma especialidade do Loire, e depois passe algumas horas visitando o castelo e seus jardins maravilhosos. De volta a Tours, ao anoitecer, perambule por esta cidade que pode ser percorrida a pé, passando pela imponente Cathédrale St-Gatien e entrando no bairro antigo, próximo à Place Plumereau.
Dia 6
Viagem ao nordeste até o Château de Chenonceau, muitas vezes descrito como o “château das mulheres” devido ao número de mulheres aristocráticas que deixaram sua marca no edifício. No caminho de volta para Tours, pare em Amboise para visitar Le Clos Lucé, onde Leonardo da Vinci passou os últimos três anos de sua vida, e o atraente Château Royal d’Amboise, que domina o centro da cidade.
Dia 7
Chegue a Poitiers para o café da manhã e um momento de tranquilidade na Notre-Dame-la-Grande. Em seguida, passe o dia dirigindo pelo campo e vinhedos, parando para comprar frutas em barracas à beira da estrada e mergulhe em pequenas aldeias, antes de terminar em Toulouse.
Dia 8
A universidade e metrópole aeroespacial de Toulouse tem um centro histórico encantador e edifícios históricos, como a Basilique St-Sernin, a maior igreja românica da França, e Les Jacobins, famosa por sua abóbada de palmeira com 22 nervuras. Demora pouco mais de uma hora para chegar a Carcassonne, uma cidade medieval cuidadosamente restaurada com paredes concêntricas e becos sinuosos. Explore o Château Comtal e caminhe no topo das muralhas e, em seguida, desfrute de um jantar tradicional occitano no restaurante familiar La Marquiere.
Dia 9
Parta para Nîmes para conhecer alguns dos monumentos romanos mais impressionantes da França. Passe pela Maison Carrée, um elegante templo romano, e Les Arènes, um anfiteatro com capacidade para 24.000; ambos são extraordinariamente bem preservados. Depois de comprar comidas no Les Halles (o mercado de alimentos), faça um piquenique no Les Jardins de la Fontaine. Jante na animada Place du Marché ou próximo a ela e depois dirija até Marselha para jantar no minúsculo Café des Épices.
Dia 10
Descubra as fascinantes correntes interculturais da bacia do Mediterrâneo no museu da cultura mediterrânea de Marselha, MuCEM, e depois caminhe ao redor da adjacente Villa Méditerranée, espetacularmente em balanço. Siga a cênica D559 pelo Parque Nacional Calanques, suas enseadas irregulares acessíveis apenas por mar, até a vibrante cidade de Cassis e saboreie pratos inspirados de frutos do mar no Angelina.
Dia 11
Faça uma rota lenta ao longo da costa até Nice, capital da Côte d’Azur. Confira as impressões dos artistas sobre a interação entre luz e cor no Musée Matisse e no Musée National Marc Chagall. Assista ao pôr do sol sobre a baía no elegante calçadão des Anglais à beira-mar e depois jante no Paper Plane (rue Gubernatis, 14).
Dia 12
Avignon, três horas a noroeste de Nice, é talvez a cidade arquetípica do sul da França, com suas paredes de pedra dourada, praças relaxantes e sol quente, sem mencionar os corredores sagrados do Palais des Papes do século XIV. À tarde, continue subindo o Vale do Rhône até a próspera cidade mercantil de Valence. Visite a Romanesque Cathédrale St-Apollinaire e a inspiradora Maison des Têtes da era renascentista, embelezada com as cabeças esculpidas dos gregos antigos. Termine o dia com um jantar no restaurante inovador Têtedoie em Lyon, a segunda cidade sofisticada da França. Adormeça no Le Royal (www.lyonhotel-leroyal.com), um hotel boutique do século 19 que hospedou os Beatles e Sophia Lauren em sua época.
Dia 13
Acorde com um café barista perfeitamente preparado no La Boîte à Café (3 rue Abbé Rozier). Lyon é uma das capitais culinárias da França, com vários mercados maravilhosos e bouchons (bistrôs) bonitos em todas as ruas. Passeie pelo Vieux Lyon (centro histórico) medieval e renascentista e pelo Presqu’île, no centro da cidade, uma península estreita na confluência dos rios Saône e Rhône, depois mergulhe no mercado Les Halles de Lyon (102 Cours Lafayette) para reunir tudo o que você pode precisar para um piquenique. Caminhe para o leste, através da Pont Lafayette e pare no Musée de l’Imprimerie, onde a história da impressão é documentada por meio de exposições fascinantes que abrangem milênios.
Dia 14
Passe a manhã vagando pelas galerias do maravilhoso Musée des Beaux-Arts de Lyon – não perca o evocativo Nave nave Mahana de Paul Gauguin – que significa “dias deliciosos” em Māori. Mais tarde, saboreie um almoço descontraído no aclamado restaurante L’Auberge du Pont de Collonges do falecido Paul Bocuse. Quando estiver satisfeito, embarque no trem rápido para Paris. Chegue a Paris Gare de Lyon no final da tarde e atravesse a Pont d’Austerlitz para o Quartier Latin e a escuridão suave do Panteão.
Siga para o oeste pela cidade para terminar sua jornada no topo da Torre Eiffel ao pôr do sol. À medida que a Cidade das Luzes começa a piscar no crepúsculo, relembre tudo que você viu e fez em sua turnê pela França.
Aprenda a língua francesa a qualquer hora, em qualquer lugar