Ah, la belle France! A comida e o vinho mundialmente famosos são tão ricos e variados quanto as gloriosas paisagens do país, que vão dos picos alpinos às praias do Mediterrâneo. Cada região tem sua própria história robusta e uma cultura viva e única que atrai muitos visitantes a voltar sempre.
PARIS
Uma colcha de retalhos de bairros, Paris é conhecida por seu charme absolutamente irresistível. O coração histórico da Cidade das Luzes fica às margens do Sena, onde seu núcleo medieval, a Île de la Cité, ainda palpita de vida. Mais a oeste, os cafés e bares boêmios da Margem Esquerda e as galerias de arte de classe mundial das Tulherias encontram-se lado a lado com marcos icônicos como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo. Além do centro, a montanhosa Montmartre é um destino da moda para jantares e compradores de butique, enquanto a frondosa Cimetière du Père Lachaise é um oásis de calma.
ILE DE FRANCE
Espalhando-se de Paris e seus subúrbios densamente povoados, a Île-de-France é uma região pacífica de cidades tranquilas, florestas e campos que já inspiraram artistas como Corot e Cézanne. Royals e aristocratas vieram aqui para escapar da agitação da cidade, e ainda é o lar de castelos de contos de fadas, como Versalhes e Fontainebleau. Você encontrará mais princesas – incluindo Cinderela e a Bela Adormecida – na Disneyland®, o parque temático mais popular da Europa.
LE NORD E PICARDY
Casas triangulares e cerveja deliciosa testemunham a influência flamenga no norte da França. É uma região de contrastes, com Lille urbana e descolada, cheia de boutiques independentes e museus de arte moderna soberbos, aninhada nas estâncias balneares da belle époque, como a moderna Le Touquet, com as suas cabanas de banho e bonitas vilas. Calais continua sendo o porto marítimo mais movimentado da França, enquanto mais ao sul, soberbas catedrais góticas elevam-se em direção ao céu em Amiens e Beauvais. Do outro lado do Vale do Somme, erguem-se memoriais assustadores das Guerras Mundiais.
CHAMPANHE
Todo mundo sabe o que a região de Champagne é famosa. Seu vinho espumante homônimo – e delicioso – evoca imagens de celebração em todo o mundo. Abra uma ou duas rolhas em Epernay, Châlons-en-Champagne e Reims, conhecido como o “triângulo sagrado” de Champagne. Reims também tem uma das melhores catedrais góticas de toda a França. As colinas onduladas de Champagne são cobertas por vinhas serpenteantes, cidades históricas e lagos e rios serenos que convidam a uma exploração tranquila. A leste, as misteriosas e antigas florestas, vales e ravinas das Ardenas acenam.
ALSÁCIA E LORRAINE
Encostada na fronteira com a Alemanha, a Alsácia e a Lorena dividem a cultura e a culinária francesa e alemã. Estrasburgo, elegante e cosmopolita, é a sua maior cidade, mas grande parte da região é pontilhada por aldeias medievais situadas entre colinas verdejantes. A Alsácia é famosa pelos seus vinhos, que podem ser degustados em um aconchegante winstub (adega), mas também produz mais da metade da cerveja feita na França. A vizinha Lorraine parece mais tradicionalmente francesa e é mais sonolenta, mas igualmente atraente. Sua capital histórica, Metz, é conhecida como a Cidade Verde, por causa de seus amplos espaços verdes.
NORMANDIA
A Normandia evoca um idílio bucólico, com suas colinas suaves, vilas cheias de casas semi-madeiras e pomares de macieiras. Monet pintou sua famosa série Water Lilies no jardim de Giverny, ainda uma das atrações mais atraentes da região. Em seu litoral dramático ergue-se a ilha etérea de Mont-St-Michel, uma antiga fortificação acessada por uma ponte de maré. A bicicleta é a melhor maneira de explorar as cidades portuárias e resorts à beira-mar que são cartões postais ilustrados ao longo da bela Côte Fleurie, onde os cardápios são repletos de delícias locais, como camembert e calvados.
BRITTANY
Selvagens e lindas, as falésias chicoteadas pelas ondas da Bretanha se projetam no Atlântico, enquanto os lobos ainda vagam por suas remotas florestas primitivas. Nesta região selvagem, a antiga herança celta da Bretanha é celebrada em canções, na língua bretã e, claro, em especialidades regionais de crepes à cidra. Siga para as cidades portuárias perfeitamente preservadas de St-Malo e Roscoff para descobrir a longa tradição marítima da Bretanha e saborosos pratos de peixe. No interior, a capital, Rennes, ostenta um centro medieval muito bem cuidado, enquanto os megálitos pré-históricos de Carnac e do Golfe du Morbihan atraem os visitantes a descobrir seus segredos.
O VALE DO LOIRE
Châteaux gloriosos saídos de um conto de fadas estão espalhados pelo verde e exuberante Vale do Loire. Há muito tempo o playground da aristocracia francesa, 42 dos melhores châteaux foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO. Chambord, construído para François I com desenhos de Leonardo da Vinci, é o mais famoso, mas Azay-le-Rideau é talvez o mais romântico. Para muitos, os belos jardins serão igualmente atraentes. Além dos castelos, cidades e vilas históricas lindamente preservadas produzem os famosos vinhos da região.
BURGUNDY E FRANCHE-COMTÉ
Todas as coisas que a França faz de melhor – vinhos de classe mundial, comida deliciosa, paisagens sonhadoras e cidades históricas requintadas – são encontradas na Borgonha e em FrancheComté. Cidades magníficas, como Beaune e Dijon, e a notável arquitetura românica em Vézelay, Fontenay e Cluny atestam a importância histórica da Borgonha. FrancheComté oferece um contraste sonolento, com florestas, cachoeiras e picos alpinos que oferecem inúmeras oportunidades para caminhadas, canoagem e outros esportes ao ar livre.
O MASSIF CENTRAL
O Maciço Central é o enorme planalto central no coração da França, surpreendentemente pouco visitado. Esta bela região recompensa os viajantes aventureiros com castelos medievais, igrejas românicas e paisagens vulcânicas. Explore alguns dos cantos mais secretos da França, como a intocada Auvergne ou as terras altas selvagens de Cévennes. É um destino deslumbrante para caminhadas, com antigas trilhas de peregrinação e um dos desfiladeiros mais profundos da França.
O VALE RHÔNE E OS ALPES FRANCESES
O poderoso rio Ródano faz sua majestosa descida dos picos nevados dos Alpes através das planícies férteis e campos agrícolas do leste da França. Há muito uma artéria vital entre o norte e o sul, ao longo de suas margens, você encontrará os vinhedos dos renomados Beaujolais e Côtes du Rhone, e a deslumbrante cidade repleta de arte de Lyon, que é a capital gastronômica indiscutível da França. Resorts chiques nos Alpes franceses oferecem uma variedade deslumbrante de esportes de inverno, ou você pode aproveitar as águas em uma das charmosas cidades termais históricas
POITOU E AQUITAINE
Praias sublimes, o melhor conhaque do mundo, caminhos de peregrinação e vilas atemporais são encontrados nesta bela região. Penhascos dramáticos, ilhas e vastas praias de areia pontilham a magnífica costa atlântica, um paraíso para velejadores e entusiastas dos desportos aquáticos. Bordéus, lar de castelos de vinho de renome mundial, tem uma cena gastronómica vibrante. O interior é uma história diferente, com vilas e florestas medievais proporcionando um refúgio tranquilo.
THE DORDOGNE
Esses vales verdejantes foram habitados por dezenas de milhares de anos, como atestam os muitos sítios de cavernas pré-históricas. As cenas de caça pintadas há cerca de 20.000 anos em Lascaux parecem saltar das paredes, enquanto as “Vênus”, estátuas pré-históricas de mulheres, foram encontradas em cavernas ao redor de Les Eyzies. O rio Dordogne faz seu progresso sinuoso através de desfiladeiros e campos agrícolas, negligenciado por cidades antigas como a majestosa Rocamadour, que quase não mudou em séculos. As especialidades locais da terra, como o magret de canard, são deliciosas combinadas com os vinhos robustos de Cahors.
OS PIRÉNÉES
Estendendo-se do Atlântico ao Mediterrâneo, os Pirenéus apresentam uma formidável fronteira natural entre a França e a Espanha. Os picos escarpados e vales serpenteantes são o lar de flora e fauna raras, além de trilhas fantásticas onde os caminhantes podem tentar avistar essas raridades. Castelos e fortalezas como os de Foix e Montségur são lembretes da importância estratégica da região e séculos de cerco. Os bascos, os habitantes mais antigos dessas montanhas, exibem sua língua e cultura únicas em cidades como Bayonne e StJeande Luz.
LANGUEDOC E ROUSSILLON
Sunkissed Languedoc and Roussillon possui quilômetros de praias paradisíacas ao longo da costa do Mediterrâneo, enquanto campos de girassóis e vinhedos se estendem pelas colinas do interior. Existem muitos locais atraentes para explorar. A pequena Montpellier é uma das pequenas cidades mais sedutoras da França, enquanto a cidadela perfeitamente preservada de Carcassonne e uma série de vertiginosos castelos cátaros rivalizam com notáveis monumentos romanos – incluindo a surpreendente Pont du Gard.
PROVENÇA E A CÔTE D’AZUR
A Provença evoca imagens de intermináveis campos de lavanda e vilas de pedra cor de mel. Cidades antigas como Orange e Avignon estão repletas de monumentos romanos e palácios medievais. Ao longo da costa do Mediterrâneo, as enseadas em forma de mordida de praias de areia branca e mar turquesa são sinônimos de glamour, e resorts chiques como Cannes e St-Tropez são um ímã para celebridades e os ultra-ricos. A luz intensa atrai artistas há séculos, e seu legado vive em magníficos museus de arte em Nice e em outros lugares.
CORSICA
A Córsega não se parece com nenhum outro lugar da França. É uma bela e selvagem ilha, cortada de norte a sul por uma dramática cadeia de montanhas, com florestas dando lugar a vinhas e pomares de frutas cítricas nas encostas mais baixas. As praias são de tirar o fôlego, quer você queira enseadas secretas escondidas em penhascos ou areias douradas intermináveis. Ajaccio e Bastia são cidades portuárias animadas, enquanto Bonifacio está em um cenário sublime no extremo sul da ilha.
Aprenda a língua francesa a qualquer hora, em qualquer lugar